Escolha as melhores cores para fazer a sua campanha de marketing se destacar.
Qual a sensação quando você precisa escolher algo e descobre que suas opções são infinitas? Aterrorizante? Inspiradora? Explorar o universo das cores não é algo novo para o marketing, mas sempre envolve uma boa dose desses sentimentos contraditórios.
Escolher as cores em uma campanha de marketing é desafiador porque elas afetam cada uma das (aparentemente infinitas) etapas da comunicação — do branding à experiência de usuário.
A boa notícia é que você também pode contar com um forte componente intuitivo para ajudá-lo nessas escolhas.
Só que não se trata apenas da sua intuição ou gosto pessoal, e sim, da percepção de seu público-alvo. Por isso, vale a pena entender a fundo qual a influência da escolha das cores para o sucesso de uma campanha de marketing.
Como bônus, a gente compartilha 5 tendências atuais do uso das cores no design gráfico que podem inspirar você na criação da imagem visual de futuras campanhas.
Mas antes de mergulhar na psicologia das cores e no conceito de Gestalt, é importante conhecer bem a sua base. Para não se perder em meio às inúmeras possibilidades, o ideal é manter o foco na identidade visual e no objetivo de sua campanha de marketing online.
Como a teoria da Gestalt pode ser aplicada à escolha de cores.
Sua estratégia de marketing pode se beneficiar — e muito — com o reconhecimento de padrões de comportamento visual em relação ao uso das cores.
Esses padrões são os fenômenos psicológicos nos quais o conceito de Gestalt se baseia — de forma simples, essa teoria analisa as ‘configurações’ psicológicas que fazemos através da organização de nossas percepções.
Pense nos fenômenos psicológicos como uma espécie de ‘configuração automática’ que o cérebro realiza para compreender os estímulos recebidos através da visão.
Já reparou que você tem a intenção inconsciente de organizar as informações que recebe, inclusive as visuais? Para compreender as coisas que visualiza como um todo, é comum que você atribua significados que identificam rapidamente cada detalhe. É assim que seu inconsciente faz certas associações psicológicas em relação às cores.
Veja alguns exemplos:
Psicologia das Cores
Resumo da influência das cores em campanhas de marketing, com foco na cultura brasileira:
Amarelo
O amarelo é uma cor alegre e estimulante, especialmente em seus tons mais vibrantes. Por isso, é muito usada para atrair a atenção e até gerar impulsividade. Também pode ser associada à riqueza, pela aproximação com o dourado.
Laranja
Cor quente que transmite entusiasmo, criatividade e jovialidade. Também é usada para alertas e na ativação do sentido de urgência. O uso do laranja pode ‘aquecer’ sua comunicação e torná-la mais amigável. Dependendo do tom, a cor pode remeter à sensualidade e bom-gosto.
Vermelho
Cor intensa e energética, que pode tanto ser associada ao romantismo e paixão quanto à agressividade. O vermelho é uma cor de grande impacto visual e transmite força, confiança e excitação, além de estimular o senso de urgência e o apetite.
Violeta
Em geral, o violeta é associado ao mistério e à opulência. Os tons mais fechados e escuros transmitem feminilidade e sofisticação, enquanto as tonalidades que se aproximam do lilás são mais infantis e alegres. Para públicos jovens, o roxo simboliza independência e sagacidade.
Azul
Cor muito utilizada em materiais corporativos por transmitir credibilidade, também pode ser considerada uma opção conservadora. Por ser uma cor fria, pode trazer sensações de frescor e também indicar um maior distanciamento.
Verde
Refrescância, tranquilidade, renovação, saúde e naturalidade são as principais sensações ativadas pelo verde. Em seus tons mais escuros, a cor é percebida como símbolo de riqueza, solidez e sorte. O verde costuma transmitir equilíbrio em um momento de decisão.
Você pode usar abaixo tabela, criada no Canva, para inspirar e orientar a escolha das cores para suas ações de marketing online. Depois, crie paletas que estejam alinhadas com a identidade visual da marca, com o objetivo e as táticas de sua campanha, além dos testes já realizados e tudo mais que possa interferir na percepção de seu público-alvo.