Marketing Humanizado: o que é e pra que serve
Marketing Humanizado, nada mais é, do que construirmos relações humanas verdadeiras, através de conversas reais, gentileza, empatia, atenção plena e cuidado. É conseguirmos enxergar, no mar de dados, que os grãos de areia têm diferentes tons. Que nem todos eles foram feitos para surfar na sua onda e que cada um tem suas particularidades. É sermos, de fato, amigos.
Marketing Humanizado, ou H2H (human-to-human) como chamam alguns especialistas, é um conceito que traz de volta (pasmem) a nossa humanidade.
Somos humanos, vendendo para humanos, comprando de humanos, trabalhando com humanos. E isso, para a minha alegria, nunca esteve tão em pauta como está agora!
Consciência, responsabilidade de marca, essência, histórias reais, transparência, são características e valores que não podem deixar de existir na sua empresa, se você quer estar dentro das tendências e praticar o Marketing Humanizado, de verdade.
Por que estamos falando de Marketing Humanizado?
O Marketing Tradicional (offline, TV, rádio, revista, etc.) que era o Marketing mais praticado a tempos atrás (muito tempo atrás) tratava o público como se fosse uma grande massa, onde ninguém era visto como diferente e os produtos eram feitos apenas para vender e gerar lucro para as grandes empresas.
Com o passar dos anos, com a evolução dos conceitos e a mudança de comportamento do consumidor, surgiu o Inbound Marketing (Marketing Digital de Resultados), que trouxe uma segmentação maior, onde o público é atraído para a empresa de uma forma não invasiva, através de conteúdo e outras estratégias usadas para conquistar seus consumidores.
Com a facilidade de análise de dados, números e a digitalização dos processos, acabamos perdendo o que temos de mais precioso: nossa capacidade de socializar.
E, no final do dia, acabamos cansados de anúncios invasivos, de
e-mails sem sentido, de sermos apenas mais um número na multidão de dados. Mesmo com o Inbound Marketing, ainda vivemos em um contexto onde dados, números e a automação de Marketing se tornaram algo um pouco fora do controle.
Ainda vemos muitas marcas usando isso de forma incorreta, por exemplo, quando vamos tentar resolver um problema específico através de uma plataforma digital e, esse alguém na verdade é um robô que tem respostas prontas e não te ajuda em nada.
Não estou falando que usar automação de Marketing seja errado. Mas ainda temos muito o que aprender sobre análise de dados, digitalização dos processos e até mesmo sobre o Marketing Digital.
Não basta usar o nome do seu cliente no e-mail Marketing. É preciso conhecê-lo e construir relacionamento duradouro.
O Marketing Humanizado vem para trazer mais leveza, genuidade e relacionamentos duradouros com nossos clientes (humanos) juntamente com estratégias de Inbound Marketing. O “novo humano” (consumidor) quer mais consciência de marca, responsabilidade ambiental, originalidade e essência.
Marketing Humanizado: como praticar dentro da sua empresa
Construir relações humanas através de estratégias de Marketing Digital é um desafio para todas as empresas. Mas se pensarmos em seres humanos, já não fica tão difícil. É como interagir com nossos amigos, familiares, pessoas que gostamos de conversar. É simples, porém, requer mais esforços e práticas diárias.
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