Psicologia das Cores!
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02/02/2022A importância do logotipo para as empresas?
Veja Abaixo algumais ideias!
Todas as marcas têm um logo que tem sido, de alguns anos para cá, alvo de estudo por parte do Marketing como sendo um elemento muito importante de uma marca. Normalmente, é um elemento gráfico que deve identificar instantaneamente um negócio e simbolizar os seus valores essenciais da forma mais memorável possível.
Pode ser um ícone, um emblema, uma palavra, uma frase ou uma combinação de todos, como o nome da empresa junto a um símbolo ou ilustração. De fato, as marcas de sucesso possuem geralmente um logotipo memorável criado estrategicamente com uma coerência de posicionamento, tom, design, mensagem e história da marca. Os elementos são compostos por cores, tipografia, estilo de ilustração, forma e referência histórica, todos utilizados para comunicar. Antes de abordarmos sobre a importância do logotipo, vamos fazer uma pequena pausa para explicar com o infográfico abaixo a diferença entre os termos marca, logotipo ou logo e logomarca:Se analisarmos a origem dos termos “logo” e “marca”, veremos que o primeiro tem origem grega e significa conceito. Já segundo é de origem germânica e por também ser traduzido como significado acaba compondo algo redundante. Por isso, muitos profissionais consideram errado usar o termo logomarca. Voltando ao artigo…
Como já deve ter lido, o design dos logotipos é muito importante para “mostrar ao mundo” a identidade da sua marca. Um bom logo é facilmente reconhecível e interpreta um papel importante na psicologia de consumidores e potenciais clientes. Os elementos mais visíveis são:Cor: talvez o elemento mais visível e reconhecido. Escolher a paleta de cores não é uma tarefa que precisa estar muito bem alinhada com toda a estratégia de comunicação da marca. Além disso, a cor do logo tem a capacidade de criar sensações psicológicas nas mentes dos consumidores, podendo ser refletidas em emoções.
Tipo de fonte: se o nome da empresa está apresentada no logo, escolher a tipografia “certa” pode ter um grande impacto na forma como consumidores podem se relacionar com a marca. Símbolos: as pessoas devem conseguir facilmente identificar uma marca apenas por visualizar o seu símbolo e não confundir com outro concorrente, por exemplo, uma vez que o processo de criação de um logotipo é para ciar algo único.Por que criar um logotipo para uma empresa?
Uma prática comum e que pode acabar por ser nociva para a empresa é haver um baixo investimento na criação da identidade visual no primeiro ano de vida da organização. E isso pode fazer com que as primeiras prospecções sejam feitas com materiais que não transmitem a seriedade, o profissionalismo, o compromisso e a credibilidade que deseja transmitir.
Assim, e tal como descrito acima, o logotipo é a tradução visual de uma marca, mais ou menos uma espécie de assinatura no mercado e é a partir desse elemento que a empresa será reconhecida pelo público e até mesmo pelos concorrentes. Por isso, não investir na sua criação pode ser algo penoso para a empresa, uma vez que o seu papel é fazer com que a marca seja constantemente lembrada. Ou seja, o risco de não investir tempo na criação de um logo e identidade visual como um todo para a empresa é bastante alto. Afinal, cair no esquecimento é algo que toda e qualquer organização pretende evitar.Dessa forma, quando chegar a este ponto é fundamental que procure por agências de publicidade, profissionais e empresas de branding e designers para essa missão, visto que são profissionais especialistas no assunto e altamente capacitados para transmitir, de maneira visual, como a marca deseja ser vista pelo mercado.
O logotipo é um elemento de extrema importância e, por isso, deve ser feito com assertividade e muita qualidade.O que é a identidade visual?
Quando se fala em identidade visual, comumente nos referimos a um conjunto de elementos que servem para representar, de maneira visual e sistematizada, algum nome, conceito, produto, serviço ou mesmo até uma empresa.
A identidade visual criada para uma empresa serve para que se torne única em relação à concorrência e seja facilmente identificada quando os consumidores, parceiros, fornecedores e funcionários tiverem contato com a marca criada. Dentro do processo de criação de uma identidade visual é necessário investir tempo na elaboração do manual de identidade visual. Este documento irá servir para orientar em relação a maneira correta com a qual a marca deve ser utilizada evitando assim, que ocorram erros no momento em que esta for reproduzida.Por que o logotipo é importante para uma marca?
Como deve ter reparado, os logotipos estão (verdadeiramente) em todo o lado. Parece até que nos seguem para onde quer que vamos, estando embutidos na nossa cultura e estilo de vida. Os logos influenciam as nossas decisões, comunicam e representam os valores das empresas, estando muitas vezes repletos de significados. Mas qual o seu principal objetivo? Ou, em outras palavras, por que existem?
Está tudo relacionado com identificação. É basicamente isso. As tendências vão e vêm, as ferramentas e técnicas de design evoluem, mas aquela marca específica com um logotipo único nunca vai desaparecer da nossa memória.