A Importância do Marketing para Bento Gonçalves
03/02/2022A Importância do Marketing para o Rio Grande do Sul
03/02/2022
Entenda a importância do Marketing para seu negócio
Para começar a falar sobre a importância do marketing para uma empresa, gosto de usar uma frase curta e simples: quem não é visto, não é lembrado. E estamos em um universo digital, ou seja, repleto de negócios que têm em comum a necessidade de visibilidade, ou seja, cada empresa quer se destacar e como fazer isso da melhor maneira? Investindo em marketing consciente.
Com minha atuação em mais de 35 anos no mercado empresarial e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, também atuando com a gestão de marketing, que visa o desenvolvimento e a implantação de estratégias de atuação, o que melhora o desempenho e a presença de empresas no mercado, hoje quero esclarecer como aplicar marketing ao seu negócio.
Primeiramente é fundamental que se entenda que o marketing é uma ciência que está em constante atualização, que tem como finalidade identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, com objetivo também nos lucros e resultado final.
Essa é uma área que tem como intuito suprir os desejos dos clientes, expondo mecanismos e métodos que estimulam o desejo desse consumidor em buscar o seu produto/serviço. Todo empresário, independentemente do seu segmento de atuação e do porte de seu negócio, deve se interessar por esse tema. Entender como aplicar marketing ao seu negócio é fundamental, porque essa é uma área que age como “ferramenta de geração de valor” sobre o seu produto/serviço e também sobre a própria marca do negócio.
Além da geração de valor, o marketing representa o elo de relacionamento entre a sua empresa e o seu público e também é responsável pela conquista e fidelização dos clientes e, para isso, são criadas estratégias de atração, conversão e retenção desses clientes.
Por que é importante investir no Marketing no seu negócio?
Não importa qual o segmento e porte da empresa, a ciência do marketing é fundamental desde as micro até as grandes empresas. Falando em grandes empresas, nessas gigantes do mercado, a razão de seu destaque está no marketing estratégico. A empresa que domina esse tema consegue se antecipar às novidades e mudanças no mercado, saberá como se posicionar, como gerar valor ao cliente e, claro, também saberá como aumentar a lucratividade.
Aqueles que desejam compreender como aplicar marketing ao seu negócio também precisam ter em mente que não se trata de apenas divulgar o produto/serviço, o marketing engloba uma série de conceitos, estratégias, canais e metodologias que passam constantemente por mudanças ao longo dos anos para se adaptar às tantas transformações, principalmente sociais.
Compreendendo os objetivos específicos do marketing para uma empresa
Visibilidade e despertar do desejo
Novamente friso “quem não é visto não é lembrado”, é preciso marcar presença, ainda mais nesse cenário envolto por virtualidade.
Uma empresa precisa despertar o desejo de seu público, dizer onde pode ser encontrado o seu negócio, o seu produto/serviço; quais os canais de acesso que o cliente pode utilizar (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn, etc.).
O marketing também ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca, dos seus produtos e serviços e consequentemente também desperta o desejo de consumo por parte dos clientes/consumidores em potencial.
Aumentar o volume de vendas
É claro, que também está envolvido no processo da aplicação de estratégias de marketing o aumento do volume de vendas, mas vale o alerta de que todo o processo de divulgação da marca precisa ser muito bem planejado, porque o conteúdo apenas comercial ao invés de atrair pode afastar os potenciais clientes.
Construção de boas relações
Outra questão que volto a enfatizar sobre como aplicar marketing ao seu negócio é que essa ciência é essencial para construir relacionamento com o público. É uma maneira que pode estreitar laços, também com parceiros e colaboradores e gerar o fortalecimento da marca. As vendas e a fidelização não devem ser a prioridade de uma campanha, devem ser compreendidas como consequência no processo.
Pequenas ações já fazem a diferença>
Como já mencionei, não importa o tamanho da empresa, vou dar como exemplo um restaurante, que envia todos os dias um cardápio do dia para o whatsApp dos clientes que autorizaram receber essas ofertas, as chances de aumentar o volume de pedidos com essa ação são muito maiores, mas aqui entra uma outra questão fundamental quando se fala em marketing aplicado, é preciso gerar conteúdo diário.
Não adianta enviar uma promoção hoje e daqui a quinze dias, um mês. Fazer um post nas redes sociais hoje e outro daqui a semanas, é preciso gerar conteúdo nas mídias utilizadas e blog/site toda semana, com planejamento, estratégia.
Meu único alerta quanto ao assunto é que muitas pessoas hoje estão falando em marketing, principalmente usando o termo “marketing digital” sem qualquer conhecimento dessa área, repassando informações superficiais e uma crença de que os resultados surgem do dia para a noite. Não! Campanhas são planejadas com resultados de curto e principalmente longo prazo. Como já mencionei, é preciso sempre gerar conteúdo, sempre fazer uso dos mecanismos que te farão ser encontrado, ser lembrado.
Entender como aplicar marketing ao seu negócio é fundamental, mas lembre-se que é preciso implantar ações direcionadas de maneira estratégica.
Pelotas>
Pelotas é um município da região sul do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Considerado uma das capitais regionais do Brasil, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 343 132 habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa do estado.