Entenda a importância do Marketing para seu negócio

Para começar a falar sobre a importância do marketing para uma empresa, gosto de usar uma frase curta e simples: quem não é visto, não é lembrado. E estamos em um universo digital, ou seja, repleto de negócios que têm em comum a necessidade de visibilidade, ou seja, cada empresa quer se destacar e como fazer isso da melhor maneira? Investindo em marketing consciente. Com minha atuação em mais de 35 anos no mercado empresarial e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, também atuando com a gestão de marketing, que visa o desenvolvimento e a implantação de estratégias de atuação, o que melhora o desempenho e a presença de empresas no mercado, hoje quero esclarecer como aplicar marketing ao seu negócio. Primeiramente é fundamental que se entenda que o marketing é uma ciência que está em constante atualização, que tem como finalidade identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, com objetivo também nos lucros e resultado final.
Essa é uma área que tem como intuito suprir os desejos dos clientes, expondo mecanismos e métodos que estimulam o desejo desse consumidor em buscar o seu produto/serviço. Todo empresário, independentemente do seu segmento de atuação e do porte de seu negócio, deve se interessar por esse tema. Entender como aplicar marketing ao seu negócio é fundamental, porque essa é uma área que age como “ferramenta de geração de valor” sobre o seu produto/serviço e também sobre a própria marca do negócio. Além da geração de valor, o marketing representa o elo de relacionamento entre a sua empresa e o seu público e também é responsável pela conquista e fidelização dos clientes e, para isso, são criadas estratégias de atração, conversão e retenção desses clientes.
Por que é importante investir no Marketing no seu negócio?
Não importa qual o segmento e porte da empresa, a ciência do marketing é fundamental desde as micro até as grandes empresas. Falando em grandes empresas, nessas gigantes do mercado, a razão de seu destaque está no marketing estratégico. A empresa que domina esse tema consegue se antecipar às novidades e mudanças no mercado, saberá como se posicionar, como gerar valor ao cliente e, claro, também saberá como aumentar a lucratividade. Aqueles que desejam compreender como aplicar marketing ao seu negócio também precisam ter em mente que não se trata de apenas divulgar o produto/serviço, o marketing engloba uma série de conceitos, estratégias, canais e metodologias que passam constantemente por mudanças ao longo dos anos para se adaptar às tantas transformações, principalmente sociais.
Compreendendo os objetivos específicos do marketing para uma empresa
Visibilidade e despertar do desejo
Novamente friso “quem não é visto não é lembrado”, é preciso marcar presença, ainda mais nesse cenário envolto por virtualidade. Uma empresa precisa despertar o desejo de seu público, dizer onde pode ser encontrado o seu negócio, o seu produto/serviço; quais os canais de acesso que o cliente pode utilizar (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn, etc.).
O marketing também ajuda a aumentar a visibilidade da sua marca, dos seus produtos e serviços e consequentemente também desperta o desejo de consumo por parte dos clientes/consumidores em potencial.
